quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Os Mais Vendidos de 2014

Essa lista é tirada dos dados do Publishnews. As sinopses são do skoob.

1) Nada a Perder vol.3 
Exemplares vendidos no Brasil: 870.094
Autor: Edir Macedo
Editora: Planeta do Brasil
País: Brasil
Categoria: Biografia
Nota geral do skoob: 4.5

Sinopse: Edir Macedo revive suas memórias e conta segredos de sua trajetória como pregador do Evangelho.
O percurso de um homem que seguiu suas certezas.para alcançar pessoas sofridas pelos cinco continentes. Da mudança da família para Nova York às dificuldades enfrentadas a cada nova empreitada no exterior para levar sua mensagem aos rincões do planeta.
Como uma pregação simples e direta alcançou milhões de homens e mulheres dos mais diferentes níveis sociais, costumes e nacionalidades? Como tudo começou? Os momentos dramáticos de resistência ao ódio e ao preconceito religioso.
O autor abre sua vida como marido e pai, e faz considerações profundas sobre casamento e família. Um emocionante relato de amor à esposa acompanhado de fotos inéditas do arquivo pessoal do autor.
E a concretização de um sonho: a construção da réplica do Templo de Salomão em território brasileiro. Uma reflexão sobre uma das mais importantes e belas obras da atualidade.

Minha observação: Mateus 19, 21: Jesus lhe respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende o que possuis e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e segue-me”.
 2) A Culpa é das Estrelas 
Exemplares vendidos no Brasil: 646.802 
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
País: EUA
Categoria: Ficção
Nota geral do skoob: 4.4
Sinopse: Hazel foi diagnosticada com câncer aos treze anos e agora, aos dezesseis, sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões. Ela sabe que sua doença é terminal e passa os dias vendo tevê e lendo Uma aflição imperial, livro cujo autor deixou muitas perguntas sem resposta. Essa era sua rotina até ela conhecer Augustus Waters, um jovem de dezessete anos que perdeu uma perna devido a um osteosarcoma, em um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Como Hazel, Gus é inteligente, tem senso de humor e gosta de ironizar os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes, eles embarcam para Amsterdã para procurar Peter Van Houten, o autor de Uma aflição imperial, em busca das respostas que desejam.

Minha observação: Tenho o livro, mas não tenho muita vontade de ler. Já assisti ao filme e achei bonitinho.

3)  Ansiedade: Como enfrentar o mal do século
Exemplares vendidos no Brasil: 362.353
Autor: Augusto Cury
Editora: Saraiva
País: Brasil
Categoria: Autoajuda
Nota geral do skoob: 3.6
Sinopse: Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade? Se você respondeu "sim" a alguma dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Considerada pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século, suplantando a depressão, ela acomete grande parte da população mundial. Neste livro, você entenderá como funciona a mente humana para ser capaz de desacelerar seu pensamento, gerir sua emoção de maneira eficaz e resgatar sua qualidade de vida.
Minha observação 1: Isso é uma sinopse ou propaganda da Polishop? 
Minha observação 2: Sempre tenho que lembrar de não chamá-lo de Curry.

4) Destrua este diário
Exemplares vendidos no Brasil: 347.351
Autora: Keri Smith
Editora: Intrínseca
País: Canadá
Categoria: Livro interativo
Nota geral do skoob: 4.2
Sinopse: ‘Wreck This Journal’ é um livro ilustrado que contém uma perturbadora coleção de tarefas que pedem aos leitores que juntem suas melhores habilidades em erros e bagunças para completar as páginas do livro (ou destruí-las). Através de uma série de criativas e ilustradas tarefas, Keri Smith quer encorajar seus leitores em atos “destrutivos” – deixando buracos em páginas, adicionando fotos e estragando-as, manchando páginas com café, pintando fora das linhas e mais – com o objetivo de experimentar o verdadeiro processo criativo. Através da sensibilidade de Keri, leitores são introduzidos a uma nova maneira de fazer arte, descobrindo maneiras de escapar do medo de páginas em branco e entrando completamente no processo criativo.
Minha observação: E começa a era dos livros interativos... Acho jogar dinheiro fora gastar R$25,00 numa coisa que você vai destruir. Mas, tem seus milhares de admiradores.
5) Se eu ficar



Exemplares vendidos no Brasil: 179.559
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
País: EUA
Categoria: Ficção
Nota geral do skoob: 3.9
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.
Minha observação: Confesso que fiquei surpresa com a colocação desse livro. Lembro que assisti ao trailer do filme de adaptação (quando nunca tinha ouvido falar do livro) e achei intrigante, mas bobinho. Não esperava que estivesse na lista.

6) Quem é você, Alasca? 

Exemplares vendidos no Brasil: 165.505
Autor: John Green
Editora: Intrínseca e WMF Martins Fontes
País: EUA
Categoria: Ficção
Nota geral do skoob: 4.2

Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

Minha observação: É a primeira vez que leio a sinopse desse livro. E percebo que é muito parecida com "A Culpa é das Estrelas". Os dois protagonistas têm uma vida pacata e são viciados em uma obra de um escritor... e encontram um par romântico. Só que "Quem é você, Alasca?" foi publicado em 2005, enquanto que "A Culpa é das Estrelas" é de 2012. John Green pegou a mesma sinopse, trocou o sexo dos protagonistas, colocou um drama de jovens com câncer e bum! Um novo best-seller, levando também junto todos os seus livros anteriores.

7) Cidades de papel
Exemplares vendidos no Brasil: 149.609
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
País: EUA
Categoria: Ficção
Nota geral do skoob: 4

Sinopse: Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma.
Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte.
Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.

Minha observação: Quando assisti ao trailer do filme, fiquei intrigada. Depois assisti a algumas resenhas no youtube que diziam que o filme era melhor que o livro. Tenho o livro aí, um dia leio. 
Minha observação 2: John Green aparece novamente com um quarto livro na 11ª posição. O Teorema Katherine, com 99.506 exemplares vendidos no Brasil.

8) Não se apega, não 
Exemplares vendidos no Brasil: 142.997
Autora: Isabela Freitas
Editora: Intrínseca
País: Brasil
Categoria: Autoajuda
Nota geral do skoob: 3.9

Sinopse: Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantêm relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Que me desculpe o criador da frase “você deve encontrar a metade da sua laranja”. Calma lá, amigo. Eu nem gosto de laranja. O amor vem pros distraídos.
Tudo começa com um ponto-final: a decisão de terminar um namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal PER-FEI-TO! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos.
Parece fácil, mas atrapalhada do jeito que é, Isabela precisa primeiro lidar com o assédio de um primo gostosão, das tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado.

Minha observação: Eu tenho o costume de participar dos sorteios do skoob sem nem ler a sinopse dos livros. Acontece que participei do sorteio de "Não se iluda, não", continuação desse, e ganhei. Depois descobri que era dessa série. Pelo jeito, vou ter que comprar o "Não se apega, não" para ler antes. Quem sabe não rola alguma resenha crítica no ano que vem?

9) O Pequeno Príncipe
Exemplares vendidos no Brasil: 136.842
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Agir
País: França
Categoria: Ficção
Nota geral do skoob: 4.5

Sinopse: O Pequeno Príncipe, devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações... O reencontro, o homem-menino.

Minhas observações: Ai, ai, que poética e bela visão de mundo.  

10) A Menina que Roubava Livros

Exemplares vendidos no Brasil: 126.612
Autora: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
País: Austrália
Categoria: Ficção
Nota geral do skoob:4.5

Sinopse: Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.

Minha observação: Eu sou apaixonada por esse livro, por essa história. Li em 2009 ou 2010, preciso ler novamente. Está entre meus favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário